Iniciando novos “Mini-hábitos”

minihabitos

Hoje fiz a leitura do livro “Mini-Hábitos, Hábitos Menores, Maiores Resultados” de Stephen Guise, um livro curto de 109 páginas que comprei na Amazon para ler em meu Kindle. Livro curto, porém, com um potencial enorme de transformar vidas. Eu irei colocar em prática as estratégias propostas e esse post é o ponta pé inicial.

O autor relata suas próprias experiências e inúmeras falhas na busca de perder peso e se tornar uma pessoa mais saudável e ativa fisicamente. Sempre começava com muita motivação, mas após algumas semanas a motivação acabava e o plano ia por água a baixo.

Cansado de tantas frustrações, certo dia ele determinou a seguinte meta que deveria cumprir diariamente e que era tão pequena que não havia desculpa para não fazer, a meta era fazer uma flexão por dia. Por mais cansado, indisposto, estressado ou qualquer outro sentimento que o estivesse dominando, bastava ele ficar na posição e fazer uma flexão, em questão de segundos tinha cumprido sua meta.

O que mais chamou sua atenção foi de que depois de feito uma flexão, era muito mais fácil continuar e fazer mais repetições e até mesmo continuar fazendo outros exercícios. Com isso na maioria dos dias ele fazia muito além da sua meta, porém se por acaso algum dia por algum motivo fizesse apenas uma flexão, iria dormir satisfeito, com um sentimento de vencedor por ter cumprido sua obrigação.

Através do que ele chamou de seu “mini-hábito”, ele perdeu vários quilos e se tornou uma pessoa mais saudável, algo que ele queria realizar a muito tempo e falhara por muitos anos. Com o sucesso de sua nova estratégia ele passou a buscar pesquisas e estudos que comprovassem sua técnica. O livro tem várias referencias de estudos científicos que comprovam sua teoria.

Outros dois mini-hábitos que ele implantou em sua rotina foram o de ler duas páginas de livro por dia e escrever 50 palavras por dia. Com isso ele passou a ler muito mais do que antes e também a escrever muito mais, o que o possibilitou escrever o próprio livro.

O livro é super prático, na primeira parte ele relata suas experiências passadas com outras estratégias de implantar hábitos, e como foi que surgiu a sua ideia dos mini-hábitos e progresso que ele obteve ao longo dos anos. E na segunda parte ele propõe um método passo a passo para se começar a utilizar a estratégia e obter bons resultados.

Eu resolvi implementar três mini-hábitos em meu dia-a-dia que são, 1 flexão por dia, 2 páginas de leitura e escrever 3 linhas por dia. Hoje eu já completei a leitura, a atividade física irei fazer no fim do dia e a escrita eu estou concluindo.

Gostei muito do livro e da estratégia proposta pelo autor, por ser muito simples e prática. O resultado da escrita vocês poderão acompanhar aqui pelo blog através do volume de artigos publicados após este. Aos que se interessaram pela técnica dos mini-hábitos recomendo fortemente a leitura do livro.

Um Forte Abraço!

Uma consideração sobre “Iniciando novos “Mini-hábitos””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s