Como vão meus Mini-hábitos

minihabitos

Eu sei que ainda é muito pouco tempo para se falar em hábitos. Eu li o livro dos mini-hábitos e resolvi implantá-los em minha vida no dia 27 de dezembro, só se passaram 14 dias desde então. Se você não viu meu post sobre os mini-hábitos clique aqui para conferir.

Eu adotei 4 mini-hábitos. Ler duas páginas, Escreve 3 linhas, Fazer 1 flexão e passar o fio dental em 1 dente, todos os dias. Eu já tinha instalado no meu celular o aplicativo chamado “todoist”, nele você coloca as tarefas que precisa fazer em determinado dia e quando realiza a atividade marca lá que já foi realizada, pode incluir alertas e tem a opção de aparecer as mesmas tarefas todos os dias, é o que estou utilizando no momento, sem alertas. Eu nunca tinha utilizado esse aplicativo por mais de 2 dias.

Do dia 27 pra cá eu tenho usado o aplicativo TODOS OS DIAS. Sempre que eu realizo um mini-hábito, vou lá e marco que esta concluído naquele dia. Quando estou fora de casa ou é um dia muito corrido, eu tiro um tempinho, realizo os quatro de uma vez e vou lá no aplicativo, pronto tudo ok naquele dia.

Mas o fato mais interessante é que na maioria dos dias não é isso que acontece. Eu pego meu kindle para ler as duas páginas do dia, e de repente já foram uma hora de leitura. A atividade física já fazia parte da minha rotina, mas antes um dia ou outro eu ficava com preguiça e não fazia nada. Agora eu paro para fazer minha única flexão, mas antes vou dar uma corrida ou sempre faço outros exercícios junto com as flexões (no plural).

O fio dental na maioria dos dias eu passo eu todos os meus dentes, no dia que não to afim mesmo, passo em um dente e pronto, meta alcançada. E na escrita, hoje mesmo eu não estava a fim de escrever, demorei um pouco para pensar sobre o que escreveria, resolvi começar e olha onde estou, já foram várias linhas depois das três primeiras.

O fato é, estou muito satisfeito com esse método, porque se eu saio da rotina ou é um dia muito agitado, em dez minutos eu cumpro minhas metas e pronto, fico satisfeito, dever cumprido. Agora na maioria dos dias eu faço muito além de minhas metas e isso acontece porque o mais difícil é começar. Depois que eu sento e começo a escrever para chegar as 3 linhas, que é o objetivo, é muito mais fácil eu continuar a escrever e chegar a 100 linhas, do que se eu resolvesse sentar para escrever 100 linhas, só de pensar nisso já da uma preguiça danada. A resistência interior é muito grande, devemos combate-la todos os dias e os mini-hábitos são uma arma poderosa contra a resistência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s