Quem guarda dinheiro não aproveita a vida

“Quem guarda dinheiro não aproveita a vida.” Você provavelmente já deve ter escutado essa frase. Uma frase muito utilizada por quem adora fazer compras parceladas, gasta mais do que ganha, vive com dívidas, mas diz que aproveita bastante a vida, afinal, “o dinheiro foi feito para gastar.”

Frases desse tipo existem aos montes, “não vai poder levar o dinheiro no caixão”, “vai deixar dinheiro pra família brigar depois”, “sem divida não se consegue nada” e por ai vai.

dinheiro

O que essas pessoas não percebem é que elas não aproveitam o dinheiro, elas na realidade são escravas do dinheiro. Precisam sempre trabalhar mais para poder comprar mais. E quanto mais ganham, mais gastam. A maioria se ficar um mês sem receber salário, não tem como pagar suas despesas sem se endividar. Muitos aturam empregos que não gostam, fazendo atividades que não dão nenhuma satisfação, porque precisam do dinheiro.

O dinheiro pode proporcionar liberdade. Ter uma reserva suficiente para manter suas despesas por um ano, por exemplo, te da a tranquilidade de fazer escolhas mais conscientes, negociar melhores condições de trabalho, procurar um novo emprego, não viver com a corda no pescoço, reduzindo assim de forma significativa o estresse e até mesmo começar um negócio próprio.

Um momento em que o dinheiro dá ainda mais liberdade ao indivíduo é quando ele atinge a independência financeira. Independência financeira é quando a pessoa possui um patrimônio em investimentos que geram retornos suficientes para manter seu padrão de vida, sem precisar de outra fonte de renda. Podendo assim, a pessoa trabalhar apenas por prazer ou não trabalhar.

Além disso, tendo dinheiro você pode fazer opções de consumo mais conscientes e gastando menos. Na compra de um carro, por exemplo, você poderá comprar ele à vista, sem pagar juros por financiamentos ou consórcios e ainda negociar um desconto. Você pode viajar no fim do ano, sem comprometer o ano seguinte com dividas. Esses são apenas alguns exemplos do que o dinheiro pode proporcionar se for bem utilizado.

Possuindo dinheiro você passa a receber juros ao invés de pagar juros aos bancos. Além do mais, você aprende a dar valor e a utilizar de forma racional seu suado dinheiro. Escapando das armadilhas do marketing e se tornando um consumidor consciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s