Porque eu devo buscar me desenvolver a cada dia?

Estou com um projeto pessoal novo, que é o de acordar todos os dias as cinco horas da manhã para realizar atividades que normalmente são negligenciadas durante o dia ou que são realizadas esporadicamente.

Essas atividades são, atividade física, meditação, estudo de idiomas, leitura e escrita. Dessas cinco atividades apenas a atividade física e a leitura que eu sempre realizei pelo menos todas as semanas, porém, nunca com a consistência necessária para alcançar resultados duradouros a longo prazo.

A questão é, é muito difícil acordar de madrugada todos os dias para realizar essas atividades, será que vale a pena ou estou apenas perdendo meu tempo, gastando energia em algo que não vai me gerar os benefícios esperados? Vamos refletir um pouco sobre o assunto.

A minha rotina sem esse projeto seria da seguinte forma. Acordar todos os dias lutando com o botão soneca do despertador, sair da cama por volta das sete horas, com bastante preguiça. Ir trabalhar por volta das sete e meia, rotina de 8 a 10 horas de trabalho, com intervalo de 1:30 para o almoço. A tarde ir pra casa, comer algo e sair pra dar uma corrida, às vezes, ou ficar de boa assistindo tv ou vendo algo na internet. Fazer alguns serviços domésticos, ajudar a preparar a janta e assistir mais um pouco até a hora de ir dormir.

Quando sobra um tempinho ou da aquela vontade, leio um pouco ou tento estudar um pouco para melhorar meu inglês. Tudo bem casual, sem muito compromisso. Além disso, é claro, tem os momentos de lazer e diversão, sair para dar uma passeada, ir até a cidade vizinha para fazer algo diferente ou algum churrasco na casa de algum amigo.

Acredito que o resultado ao longo de alguns anos nessa rotina poderia ser, melhorar dentro da empresa, por estar fazendo meu trabalho direitinho, dando resultados e tal. Mas esse melhorar teria um limite bem baixo, não seria muito mais do que estou atualmente. Receber uma proposta de alguma outra empresa do ramo, para trocar seis por meia duzia. Ou ser demitido por estar negligenciando o trabalho e ai sim sair da minha zona de conforto em busca de uma recolocação no mercado. Essa demissão poderia ser péssima ou ótima, não há como saber o resultado.

Seguindo a nova rotina de desenvolvimento pessoal os resultados que posso imaginar seriam, melhorar dentro da empresa, receber uma proposta de trabalho de outra empresa ou ser demitido. Mas o que muda?

O que muda é a pessoa que eu estou me tornando, hoje eu sou o resultado dos 29 anos que vivi até o momento. O que eu serei daqui pra frente vai depender do que eu fizer  ao longo dos próximos anos.

Fazendo exercício e me alimentando de forma consciente, as chances de ter uma boa saúde nos próximos anos são maiores. Meditação todos os dias, aumenta o autoconhecimento e reduz o estresse. Estudar inglês por 20 minutos todos os dias, em alguns anos eu poderei consumir conteúdos que não foram traduzidos para o português, sem depender de ninguém, além de poder visitar outros países e conhecer outras culturas.

Lendo todos os dias, ao longo de alguns anos eu terei lido centenas de livros, com isso adquirido muito conhecimento em diversas áreas de meu interesse, aumento expressivo do vocabulário, além de muitos outros benefícios que a leitura gera, como, redução do estresse, melhora da atividade cerebral e cultura.

Praticando a escrita todos os dias em alguns anos serão milhares de páginas escritas. Com isso eu ganho maior capacidade de expor minhas ideias, terei colocado muitas coisas que antes ficavam apenas na minha mente no “papel” e ainda compartilhado com o mundo através do blog ou até mesmo escrevendo livros. Fora outros benefícios que a escrita proporciona no dia a dia.

Resumindo, é algo fácil de fazer? Com certeza não. Para mim é um desafio enorme, a batalha interna é muito grande todos os dias. Acredito que o tempo possa se torna algo mais natural, mas no inicio é bem doloroso e difícil.

Vale a pena tanto esforço e dedicação? Com certeza! Será uma transformação duradoura que irei conquistar aos poucos, ao longo dos dias, meses e anos. Resultados virão no longo prazo, com toda certeza do universo. Isso é se tornar uma pessoa melhor a cada dia, de forma consciente e ativa.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s