Série “O Código da Inteligência” – Post 02 O Coitadismo

A segunda armadilha da mente citada por Cury é o coitadismo. Coitadista é a pessoa que tem pena de si mesmo. Normalmente faz propaganda de suas crenças, não tem vergonha de dizer, “eu sou derrotado”, “ninguém gosta de mim”, “não tenho solução”, e por ai vai.

Todo coitadista é um conformista, mas nem todo conformista é um coitadista. Justamente por essa capacidade de expor suas crenças e utiliza-las, mesmo de forma inconsciente, para receber atenção de outras pessoas.

Existem vários graus de coitadismo, o mais avançado é aquele clássico, que não muda, sempre na mesma, repetitivo e cansativo. Mas o coitadismo pode ser mais suave e como o próprio conformismo, estar presente em algumas áreas especificas, como por exemplo, a pessoa que acredita que não consegue parar de fumar, não é capaz de emagrecer ou possui alguma impulsividade.

Há ainda aqueles que são ativistas, lutam por seus objetivos, mas se sentem fracos diante da irritabilidade, humor depressivo ou sintomas psicossomáticos como dores de cabeça, dores na barriga, dores musculares, gastrite, entre outros tantos sintomas.

A chave para sair da posição de coitadista é compreender a diferença entre ambição e desejo. Desejo é uma intenção superficial, enquanto que, ambição é um projeto de vida. A ambição é vital para que o Eu mude as suas rotas. A energia do desejo é insuficiente para promover mudanças reais e duradouras, quantos repetem diariamente que desejam mudar? Mas no fundo não têm essa ambição, não querem realmente lutar pela mudança e não vão mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s