Série “O Código da Inteligência” – Post 03 O Medo de Reconhecer os Erros

A terceira armadilha da mente humana abordada por Cury é o medo de reconhecer os erros. Que nada mais é do que o medo de assumir nossas imperfeições, fraquezas, estupidez, fragilidades. Buscamos esconder o verdadeiro Eu com medo de passar vergonha.

O medo de reconhecer os erros é não saber decifrar o código da espontaneidade. Com isso, as pessoas vão se deprimindo pouco a pouco. Nossa liberdade não pode estar à venda por preço nenhum, mas quem não decifra o código da espontaneidade, troca a liberdade com muita facilidade, muitas vezes por bobagens.

São coisas simples. É aquele momento em que ficamos irritados quando alguém aponta um erro nosso. Quando ficamos envergonhados por revelarem um momento de estupidez nosso, uma palavra dita sem muito nexo em algum momento. Ou até mesmo quando um filho corrige um pai por alguma atitude incorreta, e o pai ao invés de assumir o erro e se desculpar, se julga acima da situação, proibindo o filho de apontar suas falhas.

Outro ponto é quando a pessoa defende com unhas as dentes sua ideia ou posição. Por mais que mostrem que está errado ou que há uma forma diferente de ver as coisas, a pessoa não cede, não repensa sua posição, não aceita estar errada.

Existem pessoas que em uma primeira conversa são super educadas, com uma conversa agradável, mas que com o tempo se revelam ser sugadores de energia. Não reconhecem seus erros, não pedem desculpas, falam demais para justificar suas atitudes e exigem muita atenção. Pessoas altamente tóxicas.

Só um ser maduro não tem medo de si mesmo. Reconhecer nossas debilidades é um passo fundamental para quem quer encontrar a paz e tranquilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s